Conheça 5 cuidados para ter com idosos em casa

Todos nós conhecemos uma pessoa na terceira idade; seja um familiar, um amigo ou conhecido.
Por isso devemos saber que essas pessoas precisam de cuidados essenciais para que se mantenham com uma boa qualidade de vida.
Por mais que muitos idosos façam questão de serem independentes a partir de 80 anos eles precisam de alguma ajuda externa. Pode precisar de ajuda para ir as compras, pagar contas, ir ao médico e muitas outras tarefas rotineiras como: fazer sua higiene, preparar sua comida, manter uma rotina saudável física e mental.
O recomendado é seguir uma alimentação saudável ou uma dieta balanceada por um nutricionista. Na terceira idade perdemos cálcio e pode aparecer alguma restrição alimentar ou queda de nutrientes. Nessa fase, olfato e paladar ficam progressivamente comprometidos. É comum o idoso se desinteressar por doces e salgados. A produção de saliva também é reduzida e aparecem as dificuldades no processo de mastigação e deglutição, que causam impacto significativo na quantidade e qualidade da ingestão do alimento.
É importante conscientizar que a atividade física na terceira idade é muito importante para a rotina dos idosos, pois colabora com sua saúde, agindo sobre o envelhecimento e evitando muitas vezes a sua limitação funcional. Realizar alguma atividade física; uma caminhada na lagoa ou em uma pracinha perto de casa pela manhã torna o idoso mais animado garantindo assim o bem-estar e a qualidade de vida.
Bebam bastante água já que tem a tendência a desidratar. O baixo consumo de água pelo idoso, associado a uma série de alterações nos mecanismos de controle de água no organismo, leva muito facilmente à desidratação. Quem convive com idosos frequentemente escuta “não sinto sede”, “não gosto de água”. Incentivar o consumo de água é fundamental na alimentação saudável de qualquer pessoa e especialmente do idoso. Determine a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia.
Organize os medicamentos. Uma boa dica para a medicação é uma caixinha com divisória semanal com noite e dia. Faça uma lista com você está tomando e quais são os horários de cada medicamento. Mantenha esta lista com você e outra em casa, a vista de todos. Você pode, também, dar uma cópia para um amigo ou pessoa em que você confie.
Adaptar a casa para condições de uso para o idoso começa na calçada com uma rampa com piso que não escorregue. Já dentro da casa, a circulação segura é prioridade: o piso ideal, por exemplo, é plano, regular, antiderrapante e sem degraus e desníveis. Caso tenham escadas é necessário instalar o corrimão. Barras de apoio no banheiro; perto do vaso e dentro do box são de extrema importância já que com a água e o piso frio o banheiro se torna um dos lugares mais perigosos para o idoso. O mobiliário deve ser revisto para que facilite a circulação. Uma dica muito eficaz e importante para a locomoção a noite são as luzinhas instaladas nas tomadas indicando o trajeto do banheiro ou até mesmo uma lanterna ou um abajur ao lado da cama.
Um dos segredos para longevidade é ter uma vida social na terceira idade. Uma simples conversa é o melhor presente que você pode dar a um idoso. A família e os amigos devem estar presentes para fazer companhia. Motivar o idoso a sair de casa seja em aniversários dos familiares, encontros em grupos de convivência; estar conectado pessoalmente e virtualmente como nas redes sociais tem uma influência positiva no bem-estar psicológico de cada um.

Gostou das dicas? Se você conhece alguém que gostaria de saber mais sobre cuidados com idosos compartilhe esse artigo. Quer receber mais dicas sobre saúde e cuidados com idosos, deixe seu email:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *