Manter uma alimentação saudável influencia positivamente na saúde e qualidade de vida das pessoas.

Alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável influencia positivamente na saúde e qualidade de vida das pessoas.

Considera-se alimentação saudável o consumo principalmente de alimentos naturais durante as refeições. É importante ressaltar que a quantidade necessária para se ter uma alimentação saudável varia de cada organismo, já que para isso deve ser mensurado altura, a idade, o peso, como também a saúde de cada pessoa além das atividades físicas praticadas. A alimentação saudável ajuda a combater doenças, manter o peso corporal saudável e um bom desenvolvimento físico.

Dessa forma, é primordial que se evite o consumo de alimentos industrializados. Dado que, na maioria das vezes, estes alimentos são compostos de substâncias que prejudicam o organismo, como corantes, conservantes, sódio e açúcar em grandes quantidades. Sendo assim, quanto mais natural for a comida mais saudável e benefícios terá. O corpo humano é formado por células, que precisam de nutrientes, estas, são a matéria prima do organismo assim devem ser de boa qualidade.

Uma alimentação saudável deve ser bem equilibrada e balanceada, tendo de, sempre conter os micronutrientes e os macronutrientes. Isto é, os micronutrientes são as vitaminas e minerais, necessários em menores quantidades. Já os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídios, estes, necessários em maiores quantidades. É importante que as refeições sejam variadas, fornecendo todos os grupos de nutrientes, pois nenhum alimento sozinho é capaz de oferecer tudo que o organismo precisa, assim como também não é que ele seja bom, que deve ser consumido em excesso.


Dicas para uma alimentação saudável:
Escolha os alimentos de maneira correta, opte mais pelos alimentos que a natureza produz.

Aprecie a refeição mastigando bem os alimentos, assim terá uma boa digestão e absorção dos nutrientes.

Evite temperos industrializados. Dê preferência sempre aos sabores naturais por exemplo alho, cebola, manjericão, salsinha, alecrim, pimentas dentre outros.

Adicione  frutas ao dia a dia, consumindo-as com casca e bagaço quando for possível, assim aproveitando melhor todos os seus nutrientes.

Beba água, se hidrate ao longo do dia.

Evite o excesso de massas, doces e açúcar.

São benefícios de uma boa alimentação:

Melhora do humor e memória;

Redução do cansaço e estresse;

Prevenção do envelhecimento precoce da pele;

Diminuição do risco de desenvolvimento de doenças.

A saúde depende muito mais do que se come e do estilo de vida, do que somente da herança genética. Ter uma alimentação saudável, é essencial para que se evite problemas de saúde.

Dessa forma, as vitaminas e sais minerais são imprescindíveis para se ter uma boa qualidade de vida. Elas fazem parte de vários processos metabólicos no organismo, incluindo a produção de energia, de hormônios e de estruturas celulares. Sua deficiência pode fazer com que a pessoa venha ter problemas como cansaço, infecções e diarréia.

Uma abordagem nutricional completa, com exames laboratoriais fazem parte de um conjunto de parâmetros que direcionam o médico na avaliação do estado nutricional do paciente. O Laboratório Santa Lucia, tem em seu propósito cuidar das pessoas. Conta com uma equipe dedicada e exames com qualidade e agilidade, além de propiciar um amplo menu de exames em suas oito unidades.

Foi ao médico, nutrólogo ou nutricionista e tem exames para serem feitos? Agende seu exame de forma prática e segura em nosso site, clique aqui.

Gostou do artigo e quer saber com anda sua saúde nutricional? Converse com seu médico e faça seus exames conosco, cuidar das pessoas é o nosso propósito.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *